O relatório Análise de conceitos, normas e sistemas de classificação da informação da construção  elaborado pelo LNEC no âmbito do projeto SECClasS- Sustainability Enhanced Construction Classification System está publicado.
Este documento apresenta a análise de conceitos, sistemas de classificação, já estabelecidos a nível internacional, e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de um Sistema Nacional de Classificação otimizado para a Sustentabilidade.
Conclui-se que o sistema Uniclass, gerido pela NBS, é o sistema internacional adequado como base de desenvolvimento do SECClasS devido à sua capacidade de responder aos objetivos do projeto, ao facto de possuir uma licença aberta e de autorizar a tradução e adaptação do sistema, para além de ser um sistema de classificação com uma ampla divulgação e implementação em bibliotecas de objetos BIM.
As próximas etapas do projeto SECClasS  são a definição de uma metodologia de tradução do sistema à língua e realidade portuguesas e estabelecer a forma de incluir a componente de sustentabilidade.
A equipa do projecto SECClasS  considera fundamental a participação do meio técnico e a recolha de feedback por parte das empresas ligadas ao setor. Se desejar contribuir ou associar-se ao projecto, subscreva a nossa mailling list (no rodapé da página principal), ligue-se a nós nas redes sociais e contacte-nos para info@secclass.pt.