Decorreu com grande adesão o webinar “Sistema de classificação para a construção em Portugal: Estado atual e trabalho futuro”, no passado dia 6 de outubro, com a participação de cerca de 80 pessoas. Este evento foi co-organizado pela equipa do projeto de investigação SECClasS (Sustainability Enhanced Construction Classification System), financiado pelo EEA Grants Portugal, a Comissão Técnica de Normalização BIM Nacional (CT197) e o laboratório colaborativo BUILT CoLAB.

Esta adesão demonstra o interesse gerado pelo SECClasS, que desenvolve um código sistematizado para a construção, e em particular a aplicação aos modelos BIM que permite maior eficiência e induzir escolhas mais sustentáveis na construção.

O programa incluiu as apresentações “Apresentação da CT197 e do Task Group de Classificação”, pelo Prof. António Aguiar Costa; “Sistema de Classificação Nacional: porquê, para quê, como” e por último “SECClasS: estado actual e necessidades de evolução”, pelo Prof. Ricardo Pontes Resende. A estas apresentações seguiu-se uma frutuosa discussão sobre o futuro do sistema de classificação SECClasS e a necessidade de colaboração, que será conduzida no âmbito da CT197. Se estiver interessado em contribuir para a evolução do sistema, contacte pedro.martins@builtcolab.pt.

A transmissão do evento está disponível no canal de Youtube do SECClasS