O projecto SECClasS teve uma das suas principais acções de divulgação de 2022 durante o 4º Congresso Português de BIM que teve lugar em Braga de  4 a 6 de Maio.

Para além de um workshop dedicado à divulgação dos resultados do projeto, o projeto foi apresentado em Sessão Plenária e foram apresentados em sessão paralela vários trabalhos extraídos do projecto.

Workshop – 4 Maio

Parte 1 – A Gestão da Informação no BIM

Nesta primeira parte vamos discutir as oportunidades e o valor que podemos extrair da informação nos modelos e como podemos facilitar e automatizar tarefas demoradas e repetitivas como a extração de quantidades ou a compatibilização de especialidades. Terminamos com o percurso de digitalização e a prática do atelier Marta Campos em projetos de vários tipos e dimensões.

  • Gestão da Informação no BIM: Para Quê e Como – Ricardo Pontes Resende
  • Sistemas de Classificação e o SECClasS na prática – Ricardo Pontes Resende
  • O percurso do atelier Marta Campos – Marta Campos

Parte 2 – Construção Digital e Sustentável

Depois vamo-nos debruçar sobre a Sustentabilidade da Construção, começando por conhecer o trabalho do atelier A-Lab e o movimento FutureBuilt (Noruega) que trabalha hoje com as exigências de 2030. Depois apresentamos a estratégia da UE e a metodologia Level(s)

para medir os impactos da construção. Terminamos com exemplos práticos de análise de resíduos ou de carbono incorporado a partir de modelos em várias fases da construção.

  • A experiência do atelier A-Lab (Noruega) – Angie Menendez
  • A metodologia europeia Level(s) para avaliação da sustentabilidade da construção – Rodrigo Lima.
  • Exemplos práticos de avaliação de sustentabilidade baseada em BIM – Sara Parece e Ricardo Resende.

Apresentações em Sessão Plenária

4 Maio. Projeto SECClasS – o Desenvolvimento de um Sistema de Classificação da Construção com Componente de Sustentabilidade Adaptado ao BIM, Ricardo Resende, Iscte.
6 Maio. Rumo à Definição de ‘Product Data Templates’ Nacionais para Aplicação Generalizada em Contexto BIM: Esforços da CT197, Miguel Azenha, Universidade do Minho.

Apresentações em Sessão Paralela

6 Maio. Sistemas de Classificação de Informação da Construção Adaptados à Sustentabilidade: Experiência Internacional Relevante, Paula Couto, LNEC.

4 Maio. A Abordagem LEVEL(s) Adaptada Aos Sistemas de Classificação da Informação da Construção, Rodrigo Lima, LNEC.

Pode encontrar todas as comunicações no site do congresso: https://ptbim.org/artigos.