Convidamos a participar na próxima edição da ISTAR Brown Bag Tech Talks, dia 22 Março, das 12:30 às 13:30 no Clube Iscte (sala AA 406, 4.º piso da Ala Autónoma), conforme cartaz anexo.

Nesta sessão Miguel Torres Curado, doutorando do Iscte e membro da equipa do projeto SECClasS irá apresentar a sua investigação em  Economia Circular – Ferramentas para projecto na construção”.

Os interessados em almoçar connosco deverão inscrever-se neste link até ao dia 21 de março  às 12:00. Todos os que não puderem estar presentes, podem seguir o evento via zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85802301751?pwd=WFNXcjJhZDlLMWF3MGtlMUVkTlF2Zz09 (Meeting ID: 858 0230 1751 / Password: BBTT2022).

Resumo

No cerne da Economia Circular (EC) está um sistema económico que substitui o conceito de “fim de vida” por redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais. Isso inclui uma hierarquia de resíduos que permite maximizar o valor e evitar o downcycling.
A EC é actualmente vista como uma ferramenta central para atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nos últimos anos, a EC é alvo de um interesse crescente tanto na literatura académica como na generalista e mobiliza cada vez mais atenção de empresas globais e responsáveis políticos. Esta vaga foi reforçada através da adopção da EC em documentos orientadores, entre outros, pela União Europeia, China e Japão.
O sector da construção tem vindo a aplicar técnicas de EC, com ênfase na reciclagem e reutilização no lado das operações, muitas vezes deixando por explorar actividades mais relevantes na hierarquia da EC. As actividades de montante, com impactos potencialmente maiores, têm sido até agora limitadas, embora com publicações dedicadas à EC na fase de projecto tornando-se gradualmente mais relevantes. Em contrapartida, o contexto normativo tem-se desenvolvido rapidamente, com a introdução de uma norma Britânica sobre EC e o desenvolvimento em curso de uma norma ISO.
Os projectistas de construção (arquitectos e engenheiros), embora não giram directamente as actividades de construção, são responsáveis pelas decisões centrais que determinam quais e como os recursos são usados.
Ainda assim, nesta fase, os projectistas de construção consideram difícil implantar adequadamente a EC no seu trabalho. À luz das normas existentes para projecto de construção, o terreno parece fértil para o desenvolvimento de uma estrutura dirigida aos projetistas, permitindo-lhe que implantem os conceitos de CE.
Este trabalho em curso visa criar e validar uma estrutura que servirá de referência para projectistas de construção. Utilizará as normas atuais e as melhores práticas existentes e propostas.